"Buscar-me eis e me achareis quando me buscares de todo coração." Jeremias 29: 13
Em dias em que todos estão cada vez mais conectados aparentemente se tem a ideia que as pessoas estão vivendo melhores do que antes.
Mas esse pensamento se choca com o aumento do índice de pessoas com depressão e outros casos semelhantes, como ansiedade e isolamento. Dizem as pesquisas e estudos que a super exposição ás redes sociais fazem que as pessoas criem uma realidade paralela a que ela vive.¹ Por exemplo, uma pessoa sempre postar fotos no Facebook em viagens, passeios e etc, aparentemente feliz (não que ela não possa realmente estar e não generalizando também), mas que sua vida pode estar vazia, cheia de problemas e precisa mostrar o contrário. Há também os casos de pessoas que veem muito a vida dos outros e a desejam, chegando a ficarem frustradas com a sua, quando não se tornam pessoas ambiciosas e invejosas.
O quanto somos verdadeiros nas redes sociais?!
O Facebook têm seus 1,23 bilhão de usuários no mundo e no Brasil chegam a 61,2 milhões, número bastante expressivo!!²
São pessoas conectadas que tem milhares de amigos, certo? As redes sociais na mesma intensidade que aproxima ela também distancia as pessoas.
Em muitos lugares sociais como igrejas, clubes, restaurantes, lanchonetes, escolas, universidades e etc, nos deparamos com pessoas que não mais interagem entre si, mas com quem está nas redes sociais.
O aplicativo de mensagens instantâneas "Whatsapp" é um fenômeno entre os jovens, maior parcela dentre os usuários. Pode-se mandar mensagens, fotos, áudios e vídeos através dos contatos que tem na agenda no celular, além de criar grupos para várias pessoas (até 100) conversarem sobre assuntos em comum.³
Até onde a rede social é boa? Quando você que a controla e não é controlado. Quando se faz o uso dela devidamente.
Pequenas atitudes como conversar com alguém dando-lhe a devida atenção, comer sem ter suas refeições interrompidas continuamente, dormir e descansar sem ter suas horas de sono ceifadas pelo vicio das conversas incessantes, estudar sem está a toda hora visualizando fotos, mensagens e frases que os outros estão postando e etc. é um desafio atualmente para alguns.
Dentre todo esse rebuliço que as redes sociais causam pelo seu mal uso, pra quem procura realmente um sentido pra sua vida, deixam de buscar a DEUS! É isso mesmo! O nosso tempo está cada vez mais comprimido pra dar conta de tantas coisas, tantas ocupações do dia-a-dia que a busca pelo contato direto com DEUS acaba sendo negligenciado. O vazio existencial que muitos sentem, que causam a depressão se torna mais alarmante, pois preencher esse vazio se torna uma luta que não tem fim.
Milhares de jovens cristãos estão uma situação crítica em relação a sua fé. A fraqueza e a mornidão espiritual trazem a tona uma geração menos compromissada com a igreja e com a obra de Deus em salvar a humanidade.
Quantos não dá mais atenção ao que estar sendo pregado e cantado. Quantos de nós estamos deixando de lado os momentos de comunhão. Quantos que estão na igreja mas estão perdidos dentro dela. Quantos que nem mais levam a Bíblia e nem ao menos leem e meditam e pior, não praticam seus ensinamentos. Quantos nem mais guardam o dia do Senhor, o sábado, pois cuidam de seus próprios interesses.
Observo que muitos postam agradecimentos a DEUS pelas bençãos e/ou pedindo orações. E por que não fazer tudo isso orando, falando com DEUS diretamente? Se ao menos já tiverem feito isso, tudo bem!
Já vi muitos desaforos, indiretas, coisas indecentes serem compartilhadas, polêmicas serem postadas.
Pode-se, às vezes, ser até mesmo ser um desabafo pra chamar atenção de alguém, um pedido de ajuda. Não podemos ser extremistas e condenar tudo e todos, porém se expor demais corre-se um risco muito grande de causar um efeito contrário do que você esperava e ter cuidado nessas horas é fundamental.
Podemos usar sim as redes sociais e estarmos conectados em tudo que estiver ao nosso alcance e usa-las como mais um opção de fazer e manter amizades, compartilhar momentos e etc, mas ler um bom livro, estudar, trabalhar, visitar amigos e familiares e bater um bom papo, escutar uma boa música, ter momentos com a família, evangelizar pessoas que por outros meios que não poderiam ser alcançadas, ser missionários e testemunhas do amor de DEUS tem mais e faz mais sentido.
Não falo aqui como exemplo, mas enxergar essa realidade e procurar mudar suas atitudes é um desafio e tanto!!
Não busque querer ser o que não é, não engane a si mesmo e aos outros. Não deixe de fazer coisas simples que lhe darão muito mais prazer e ser mais saudável da mente e do coração.
Deus não tem Facebook. A oração e leitura/estudo de Sua Palavra é a única rede social que podemos O encontrar e interagir com Ele. A sua vida não será a mesma e terá muito mais sentido. Pense e reflita nisso.
Aproveite e escute esta linda canção:
1.UOL: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=19340&cod_canal=37
2. UOL: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/afp/2014/02/03/facebook-em-numeros.htm
3. G1: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/08/whatsapp-tem-600-milhoes-de-usuarios-ativos-mensais-diz-empresa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário