sexta-feira, 25 de setembro de 2015

leonardo gonçalves: cult, contemporâneo e carismático


Não foi do nada que se alcançou sucesso o nome de Leonardo Gonçalves, não só no meio gospel/cristão, mas também no meio secular.
Hugo Leonardo Soares Gonçalves, nascido em Palmares-PE, em várias entrevistas, diz que tomou gosto pela música ainda na adolescência, e não sonhava nem em seus melhores sonhos, estar hoje na posição de um dos melhores, se não o melhor, cantor gospel da atualidade. Morou parte de sua infância e adolescência na Europa, e em seu retorno ao Brasil, cantou em corais adventistas (comum nessas instituições), grupos como Tom de Vida, Novo Tom e participações especiais em dezenas de músicas de cantores e grupos.  
Uma característica marcante em que todos são unânimes, (pelo menos dos que gostam dele rs) é a humildade. 

Carreira


Com seu primeiro CD de carreira solo em 2002, "Poemas e Canções", a música "Getsêmani" ganhou gigantesca repercussão  pela exibição de uma montagem em forma de clipe com imagens do filme "Paixão de Cristo", pela Rede Super da igreja Batista da Lagoinha-MG. E esse foi o primeiro passo, pois a crítica especializada encheu de elogios e encantos por uma musicalidade que faltava na época em que a música gospel emergia, causado pelo aumento do número de evangélicos no país. 
"Viver e Cantar" (2007), depois de uma longa demora, característica dos álbuns do cantor, por seu perfeccionismo e aprimoramento, surpreendeu mais uma vez com o single "Ele vive" com participação do quarteto Comunnion.
Outras músicas de ambos os CDs, fizeram sucesso  e caíram no gosto dos que apreciam  uma boa música, com poesias, letras cultas e simples ao mesmo tempo, e que tocam o coração. 
Não deixando de falar dos melismas, algo bem marcante na black music, que ele expressa bastante em suas interpretações e todos vão a "loucura", por dominar tão bem essa técnica. 
Depois de anos na Gravadora Novo Tempo, um convite feito pela Sony Music, o surpreendeu. Mauricio Soares, diretor de marketing do segmento gospel da gravadora, o contratou pra gravar seu próximo álbum, com algumas ressalvas (não exigências ) feitas pelo cantor, como exemplo, divulgar seu álbum em hebraico "Avinu Malkenu" (2010), que já estava praticamente pronto, e que ele tivesse liberdade artística, coisas que dificilmente alguém teria  numa gravadora internacional.
Em 2012, fomos presenteados pelo seu tão aguardado CD, "Principio e Fim", na nova gravadora, e o que se esperava dele.
Fomos surpreendidos mais uma vez, com um CD mais sucinto, somente 9 músicas, e com uma musicalidade e temas atuais e relevantes , como o anseio pelo céu, a propagação do reino de Deus na terra, o amor ao próximo e entrega a Deus. A cantora Daniela Araújo teve sua influência bem nítida nesse novo trabalho, e se complementaram, pois os dois são conhecidos e reconhecidos pela técnica vocal, músicas poéticas, composições, melodias, e etc, ou seja, contribuição direta para o sucesso do CD. Música como "Sublime", autoria dela, é uma das melhores músicas, se não a melhor música. 
Leonardo fez seu primeiro clipe, algo que ele tem aversão, por não gostar de se ver nesses meios (foto e vídeos), só apreciar o de outros artistas que ele admira. "Novo" caiu na boca do povo, apesar de ser um música bem difícil de ser cantada. 
A expectativa da gravação de um DVD, foi terminada com a confirmação de que nos dias 10 e 11 de Junho de 2013, no Teatro do Bradesco, em São Paulo, fossem feitas as apresentações do cantor. O tempo que os ingressos foram vendidos, pegou de surpresa até mesmo o cantor. Foram 3 lotes vendidos em menos de 24 horas (um recorde!!), com direito a abertura pra mais um dia de gravação (anteriormente era apenas o dia 11). Assim, nascia "Principio", o encerramento de uma etapa de sua carreira e o nascimento de outra por vir!
Depois de quase um ano da gravação, foi lançado o vídeo de abertura do DVD,"Sublime", que hoje alcançou quase 7 milhões de visualizações no YouTube/Vevo, marco histórico na carreira do cantor. Participações especiais de Daniela, Duca Tambasco (Oficina G3), e o back vocal de Paloma Possi, Rodrigo Mozart, Melk Villar, entre outros, abrilhantam o DVD. Léo já ganhou disco de ouro pelo CD "Principio & Fim" , disco de ouro pelo DVD "Principio" , "Troféu Talento" por cantor revelação e "Troféu de Ouro" por seus trabalhos.

Atualidades

  • Por seu carisma e amizade com pessoas de vários meios, Léo foi convidado a cantar no casamento do pagodeiro e amigo Thiaguinho com a atriz Fernanda Sousa, a música "Quando Deus criou você", dueto feito com Daniela Araújo, e que é a música da vida do casal-celebridade. 

  • Com carreira em ascensão, Léo foi convidado a cantar a versão da música-tema do filme internacional gospel/cristão "Você Acredita?" , e que em menos de um mês de postado o clipe "Acredito", alcançou hoje recorde de 2 milhões de views!! O filme depois da estréia nos cinemas nacional, fez o público se emocionar com a história sobre provações e fé, e também por ver o cantor na telona ao final do filme. Nisso rendeu várias entrevistas em TVs regionais e programas católicos (polêmica para muitos rs), como a TV Aparecida e Canção Nova, junto com o querido Pe. Fábio de Melo.
  • Juntamente com os líderes das bandas Oficina G 3 e Rosa de Saron, respectivamente Mauro Henrique e Guirlherme Sá, Léo está em turnê nacional com "Loop Sessions + Friends", projeto de Mauro Henrique que o convidou pra participar. 
  • Léo e seu pastor Edson Nunes, da igreja judaico-adventista estão organizando uma viagem aberta, com amigos e também para admiradores do cantor, com destino a Israel. A caravana será em Janeiro de 2016 e mais informações em sua page no face.


Que Deus sempre o conserve com essa simplicidade e humildade, e sempre levando a mensagem do Reino a toda tribo, língua e nação. 
Oremos sempre pelos nossos levitas!!