terça-feira, 23 de agosto de 2016

seja a diferença




Quantas vezes já criticamos algo que nos deixou incomodados. Algo que alguém deixou de fazer.

Na igreja não é diferente. Muito fácil falarmos que não gostamos de certa música de um cantor, ou como ele cantou. Dizemos muitas vezes o quanto não gostamos de uma pregação ou como foi conduzido o culto.

Muitas dessas observações podem até serem verdadeiras: cultos mornos, cantores desafinados, igrejas sem equipamentos, ou falta de liderança em alguns cargos e etc. Mas o que não se pode é deixar com que se desenvolva um sentimento de critica e nisso ficar. Sabe o que vai acontecer uma hora? Você vai viver vendo os defeitos, vai viver reclamando, vai ficar se chateando com tudo, e uma hora ou outra você está fora da igreja.

Uma frase que nunca vou esquecer e quando colocada em prática dar certo é: “Seja a diferença que você quer em sua igreja!” Não sei quem é o autor e muito menos se ela foi adaptada, mas o que importa é que faz muito sentido quando nos sentimos incomodados com algo que acontece na igreja.

Deus nos deu talentos e dons que podem ser desenvolvidos na Sua obra. Cabe a nós colocarmos em prática e que ao invés de ficarmos reclamando, agirmos!! Se esforce, estude, procure se ambientar com o que você se identifica e seja um ministro de Cristo. Vivemos numa espécie de conformismo espiritual, que leva ao comodismo.

Não espere ser perfeito pra fazer alguma coisa. Tem muita gente precisando de você.

Não quero de forma alguma dar a ideia de que precisamos fazer isso pra ser melhor que o outro que estava lá, mas que possamos também fazer parte de todo esse despertamento e estarmos envolvidos e comprometidos com o evangelho; um ajudando o outro, um completando o outro. Alguém que não sabia cantar, muitas vezes, estava lá cantando porque não tinha ninguém com esse talento pra o fazer.

Sempre pensamos que um cantor de sucesso ou pregador eloquente, aprenderam tudo do nada. O que vemos na realidade é um esforço anterior e continuo. Sempre buscando o seu melhor para Deus e a igreja. Por exemplo: um instrumentista tem que viver ensaiando novas e antigas músicas, novas técnicas e etc.

Não fique frustrado em pensar que não pode fazer tudo. Faça tudo quanto puder, faça o que estiver ao seu alcance. Lembre-se que tudo que Deus lhe abençoou, devolva e compartilhe com seu próximo. Você é totalmente útil para o reino de Cristo, mesmo sendo tão pequeno. Aprendi que somos um corpo. Que cada um tem uma função e que ninguém é melhor que ninguém. Certamente alguns dons e talentos chamam mais atenção, mas que esses não sobrevivem sem os talentos e dons dos outros.

Procure saber quais são seus dons e talentos, e os desenvolva para o reino de Cristo. Deixe esse seu lado reclamão e critico de lado e bote a mão na massa, porque a seara é grande. Até porque não conseguimos agradar a todos e você vai sentir na pele isso, pois você vai ser criticado, perseguido muitas vezes, mas não desista jamais. Busque sempre a Deus, que Ele vai lhe mostrar o caminho, Ele vai lhe ajudar. O Seu Santo Espirito quer lhe usar, se entregue e muitas coisas nós faremos. Você verá que essa obra não tem status, ganhos e reconhecimentos como foco, e sim uma motivação essencial para todos nós como cristãos: Salvar do pecado e Guiar no Serviço.

Seja a diferença que você quer ver em sua igreja!!


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

a nova cara da música gospel-parte I


Nem tudo está perdido na música gospel/cristã atualmente. Teve um tempo que pensei que tudo iria por água abaixo. Minha preocupação em relação a música gospel/cristã era de que neste lamaçal de muita zuada as pessoas estariam tão acostumadas com o ruim que não dariam espaço para os que realmente entendem a música não só como ministério, mercado e etc, mas simplesmente como sua vida, uma extensão de si. Mas na verdade, está se levantando nesse meio um grupo de cantores peculiares e que estão em evidência e ganhando atenção e investimentos para sua arte!! Novos estilos musicais, clipes e artes de capas de CDs e DVDs inovadores, letras mais profundas, reflexivas, bíblicas, cristocêntricas... enfim nem tudo está perdido!!

Acredito que isso seja um reflexo de um público que não se contentava com o mais do mesmo e só com um tal de “thecherechê” gospel com o nome de Deus no meio.
Não quero generalizar, colocando todos os outros cantores não citados que são ruins pior ainda dizer que só o que citarei são os melhores, e por fim nem dizer que os cantores mais antigos eram/são ruins ( ainda gosto muito da Brum, Aline Barros, Bruna Karla e dezenas de outros) , até porque não conheço todos os cantores do mundo (você deve ter entendido o que quis dizer neh? rsrs)

Vale destacar que todos os cantores que citarei são extremamente talentosos, pois além de cantar, são compositores e instrumentistas (e talvez algumas coisas a mais, exemplos: produtores, pastores e etc).
Vamos começar destacando as mulheres!!

 De início, quem faz parte dessa nova geração é a Daniela Araújo. Antes mesmo de ser quem ela é hoje ela já era. Explico. Ela nasceu em berço evangélico, filha de cantores (pai pastor), integrante do extinto grupo infantil “Turma do Barulho”, compositora desde a infância, produtora de alguns dos maiores cantores da música gospel, e tem dezenas de participações especiais e composições em duetos, grupos e etc. Suas poesias em forma de canções deu um ar novo na música gospel, uma lacuna a ser preenchida com outros artistas que seguem seu mesmo caminho. Com uma levada mais pop rock, nessa sua nova fase, não deixou de expressar aquilo que estava sentindo e falar através da música não o que o ouvinte quer ouvir, mas o que ele precisa ouvir. Com certeza alguma música dela ou composição cantada por outro artista, você já escutou e certamente gostou. Inspiração divina é o que não falta, tem de sobra!!

Outra cantora que quero destacar é a Marcela Taís. Quem era até um dia desses uma cantora com cabelos vermelhos cantando “Cabelo Solto” num clipe bem divertido, e cantando “Escolhi Te Esperar” quase que um hino do projeto jovem “Eu Escolhi Esperar”?! Seu maior público, o feminino, não esperava menos dela em segundo CD, “Moderno à moda Antiga”, e não decepcionou e conquistou mais fãs pelo Brasil afora. Ela que é compositora de mão cheia, expressa em meio ao folk, reggae, dentre outros estilos, sua visão de mundo cristão para os jovens entenderam que Cristo é alguém real e não uma filosofia. Que você pode ser cristão, alguém diferente, que expressa sua alegria, que pode ter um namoro e casamento com os princípios e valores eternos, que ama o próximo e a Deus acima de tudo. Por mais “Marcelas Taíses” por aí.

O que falar de Deise Jacinto?! Suas músicas vão lá na alma e nos leva a uma atmosfera celestial!!! Quantas verdades, quanta entrega, quanta humanidade, e o que mais gosto é que são letras poéticas. Uma voz singular!! Ela que até então trabalhava na TV Novo Tempo como diretora do Caixa de Música, nos bastidores acredito que quase ninguém sabia que existia um talento tão especial quanto ela assim escondido da gente rs Suas músicas autorais que eram na voz e violão (em alguns clipes feitos para a Novo Tempo) ganharam vida na mãos de Suzanne Hirlle que deu aquele toque especial. Mistura de folk, pop, poprock... “Final Feliz” é um CD perfeito, que seja ele apenas o inicio de uma carreira grandiosa na vida ministerial da Deise, já que ela é da Sony Music, (que bom grandes gravadoras reconhecer isso) e que tem tudo para ir avante e Deus abençoar mais ainda!
A menina do Playstation não poderia faltar kkkkk (ela ficou marcada pra sempre com esse titulo), enfim, Priscilla Alcântara é uma compositora singular. Eu soube que ela era cantora (e gospel) quando a vi em um DVD da Soraya Moraes e estava com um monte de crianças junto, e sem falar na sua participação e vitória no concurso musical  do SBT que rendeu um CD, uma viagem para o México e o convite para apresentar o “Bom Dia & Cia” ! Pra mim seu sucesso com cantora veio mesmo com o seu CD mais recente lançado pela Sony Music “Até Sermos Um”, produzido pela Daniela e Jorginho Araújo. Uma pegada mais eletrônica, pop rock e com uma letra e voz lindamente entoadas. A cantora mais fashion, polêmica (também rs) e agora loira, está mais madura, mas seu lado alegre e divertido  não saiu , característica que acho que levará por um bom tempo, até porque ela ainda é jovem neh?  A música “Espirito Santo” a levou ao auge de repercussão nas redes sociais, com milhões de visualizações!! Mas não era por menos, letra perfeita e poderosa!!

Sobre Lorena Chaves, o pouco que escutei já gostei muito. Ela tem presença e pra mim deveria ter mais e mais destaque na mídia gospel. Mas sei que muitos gostam do estilo dela e ela tem uma agenda cheia de viagens por aí. Lorena canta e encanta resgatando o MPB ao estilo cristão, suas letras poéticas, reflexivas e bem diversificadas a caracterizam logo de cara, sua voz firme também. “Portão Azul”, "Cartão Postal", "Amor que eu quero" e “Na contramão” mostram a que ela veio e conquista muitos ouvidos. A capa de seu novo CD está fenomenal, a arte de uma artista em todos os sentidos!! Ela sempre bem acompanhada de seu amigo Marcos Almeida, eles também uma dupla e tanto. Só sei que vale a pena escutar todos os dois CDs dela. Não perde por escutar sua belas canções compostas, tocadas e entoadas por ela!!
E por fim, não podia faltar a talentosíssima Roberta Spitalleti!! Ela ainda não lançou seu CD, mas com certeza já podemos contemplar algo inovador, algo que surpreenderá a todos, essa demora vai valer a pena, tenho certeza rs!! Suas composições em voz e violão são sua marca registrada por onde passa, além da simpatia e sua voz parecida com uma cantora acolá rsrs “Meu Senhor”, “Estrangeiro”, “Deixa Levar”, “Tudo bem” são louvores esplêndidos (tem mais, muito mais)!! Ela que começou meio tímida, voltando pra igreja e depois cantando em sampa, foi destaque no Caixa de Música, clipes na Novo Tempo, pronto, já fez sucesso!! CD sendo produzido pelo Samuel Silva, ela já recebeu muito antes elogios até do Mauricio Soares da Sony Music, e acredito eu que vai lançado com este selo poderoso na música gospel/cristã na atualidade. Robertinha Deus tem planos altos pra você e que bom que de alguma forma fazemos parte de tudo isso, porque seremos super abençoados com esse CD.

Na parte II será a vez dos homens, terá Pedro Valença, Jeferson Pillar, Estevão Queiroga, Marcos Almeida, Daniel Lüdtke... enfim!!