Esse é um livro que tem uma história real e impactante. O sentimento e o envolvimento na história são constantes. O drama leva o leitor ao ápice da curiosidade do desfecho final.
O livro conta a história de Mikhail P. Kulakov, um pastor adventista perseguido pela União Soviética numa época em que a religião em si era não ter religião, ou seja, nem mesmo os cristãos não poderiam exercer sua fé. Cultuar a Deus, ler a Bíblia, ir à uma igreja eram ofensivas ao regime soviético.
Nomeado como pastor, Mikhail sofreu juntamente com sua família ( pais, irmãos, esposas e filhos) toda opressão do regime soviético. O que mais me impressiona nisso tudo é o poder de Deus agindo miraculosamente na vida desses que se entregaram por completo pra ver Sua obra e Palavra alcançarem a todos os sinceros e sensíveis ao evangelho. Suas vidas eram entregues como mártir pois sabiam que morrer por Cristo é lucro, assim como Paulo e os apóstolos vivenciaram isso em seus tempos.
Eu acredito que cenas semelhantes a essas acontecerão num futuro não muito distante. Quem aqui está disposto a viver e a morrer por Cristo, não importando as consequências?
Onde comprar: CPB-Casa Publicadora Brasileira
0800 979 0606
Em alguns momentos dos evangelhos que contam a história da vida de Jesus aqui na Terra, vemos situações em que Ele foi hostilizado, não sendo reconhecido como Salvador, como Deus, como Senhor, e sim como um revolucionário, rebelde, um impostor, dentre outras facetas.
Mas o que mais me chama atenção é sua sobriedade e sabedoria, dedicação e atenção às pessoas independente do que acontecia ao seu redor e às ameaças que o circundava. Por várias vezes Jesus foi colocado contra a parede, por assim dizer.
Dentre elas, quero destacar três episódios que reflito e me impressiona muito:
O primeiro deles se encontra logo em Mateus, no capítulo 4, que começa falando que Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo, e logo em seguida foi tentado pelo Diabo. Todos os ataques feitos foram respondidos com: Está Escrito! Algo fantástico pois Ele foi questionado se era realmente o Filho de Deus. Satanás apelou para o estado de abstenção de comida que Ele passava e sugeriu que transformasse pedras em pães e matar Sua fome. E com toda certeza a resposta inesperada pelo Diabo, o fez apelar ainda mais. Desceu o nível ao ponto de pedir para Jesus se jogar de cima do pináculo do Templo da cidade santa que Seus anjos O segurariam e não O deixariam cair. Outro absurdo maior ainda foi oferecer todos os reinos do mundo para Ele. E com a mais absoluta calma e firmeza Jesus afastou a presença de Satanás de perto de Si. Jesus venceu com as palavras certas!!
Jesus Win!!
Segundo episódio em que Jesus foi colocado contra a parede está em Marcos 12:13-17. Alguns homens enviados pelos fariseus foram até Jesus no intuito de O pegarem em alguma atitude ou palavra contra o império romano. E a "dúvida" que eles lançaram foi com relação ao tributos/impostos pagos pela população, se era certo ou não. No teor do questionamento tinha afirmações sobre o caráter de Jesus em forma de elogios, logo ele percebendo tal hipocrisia pediu uma moeda e viu o rosto do imperador César e mostrou a eles e perguntou: "De quem é esse rosto?", logo responderam ser de César, e a sábia resposta veio em seguida: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!!". Sem dúvidas um resposta cheia de sabedoria. Jesus não fugia dos questionamentos e perseguições. Ele teve paciência e continuava seu trabalho. Ele se tentou bem a intenção desses elogios e questionamentos, a malicia das palavras. Mas Ele venceu e se saiu perfeitamente bem. Todos ficaram admirados!!
Jesus Win!!
Por último, quero destacar umas das histórias mais impactantes que eu acho. João 8:3-11 relata que Jesus estava pregando no Monte das Oliveiras para o povo que O seguia e de repente foi colocada uma mulher apanhada em adultério aos seus pés. Mais uma vez com a intenção de pega-lo em algo contraditório e acusador. A lei mosaica dizia que ela tinha que ser apedrejada, e perguntaram a opinião de Jesus! Se Ele por acaso dissesse que ela tinha que ser apedrejada causaria tumulto, medo nas pessoas ao redor. Pois até então a multidão O seguia pelos milagres que Ele fazia e pelo amor, cuidado e atenção para com todos. Se Ele falasse que não era pra jogar as pedras certamente o acusariam de não cumprir a lei mosaica. Mais uma vez Jesus estava contra a parede.
Ele calmamente se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. E todos sem entender e aguardando uma posição Sua, Ele de repente se levanta e diz: "Aquele dentre vós que está sem pecado que seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra!', e voltou a escrever no chão.Quando se deram conta todos foram saindo de um por um e não vendo mais ninguém erguendo a mulher lhes perguntou: "Onde estão aqueles teus acusadores?" Ela logo respondeu: "Ninguém!!" Jesus sem perder tempo disse para aquela mulher que nem Ele mesmo a condenaria mas acrescentou que ela não pecasse mais. Que linda história!! Quanto amor. Quanta graça divina!!!
Quantos hoje não fazem o mesmo que fizeram com essa mulher!! Ninguém é menos pecador do que o outro só porque o seu pecado é diferente do seu. Precisamos todos de um Salvador: Jesus! Ele não vai esfregar na sua cara os seus erros, e sim lhe dar o perdão quantas vezes for preciso. Te dar forças pra vencer e estar contigo sempre!! Isso que temos que reconhecer e ás vezes não fazemos. Deixamos nosso pecado falar mais alto, a voz do acusador gritar que não temos perdão, que estamos perdidos. Não seja você o que sempre está com as pedras nas mãos pra atirar no seu irmão, e sim o que está com as mãos estendidas para o ajudar. Assim Jesus fez. Ele como sempre com suas atitudes e palavras venceu.
Jesus win ever!!!